Economia

Feira livre em Mundo Novo. Um dos pontos fortes da economia de Mundo Novo.




Economia de Mundo Novo

(Por: Thaynara Silva)

A região de Mundo Novo é constituída de uma extensa área de pastos, com altos índice de chuvas, que são consequência de suas densas matas que encantaram o descobridor de Mundo Novo, portanto devido a sua localização numa zona de criação melhorada de gado bovino, contando para isto com vários fatores favoráveis: a maior umidade do solo, permitindo melhor cultivo de plantas forrageiras, proporcionando assim um grande desenvolvimento agropecuário, sendo esta a base econômica.

À cerca de um século a lavoura de Mundo Novo foi cedendo espaço às atividades pecuária, devido à queda do café no Brasil, com a chegada dos coronéis ocorreram transformações cada fez mais drástica, onde lavouras e matas foram transformadas em pastos, para atender à grande demanda de gado de corte.
É de extrema importância salientar, que devido a grande criação de gado na região mundo-novense no passado, a cidade de Mundo Novo já foi destaque em feiras de gado e realizou a 1ª Exposição Agropecuária do interior do Estado da Bahia
Entretanto o domínio da pecuária de corte hoje não é favorável para a cidade, devido à divisão das propriedades em que existem muitos pequenos e médios pecuaristas que na realidade econômica em que vivemos o gado de corte não pôde suprir todas as suas necessidades, houve então a mudança do gado de corte para o leiteiro, tal mudança teve o apoio das linhas de crédito que canalizaram seus recursos na exploração leiteira.
O “rei do baião”, Luiz Gonzaga, em homenagem a cidade de Mundo Novo compôs a música “Feira de Gado”, devido a sua grande importância no cenário da agropecuária.

Seca que assola a região:
Desde Outubro de 2011 que o Município de Mundo Novo sofre com os impactos da seca que assolou a região Nordeste, reduzindo assim as atividades agrícolas e agropecuárias. Cerca de 230 municípios decretaram estado de emergência por causa da falta de chuvas no estado. A estiagem na Bahia é considerada a pior dos últimos 30 anos e já afeta metade da população baiana. 
Na zona rural, o gado está morrendo de fome e sede. Os fazendeiros estão tirando o gado para outros municípios, a procura de pastos para alugar. Segundo o prefeito atual de Mundo Novo - BA, Luzinar Medeiros, “a prefeitura tem provido o município com oito carros-pipas, além de distribuição de alimentos. A prefeitura realizou limpezas de aguadas em uma ação que envolveu recursos do governo e do próprio município.”.
No mês de Janeiro de 2013, iniciou-se as chuvas pela região e enche coração do sertanejo de esperança por  dias melhores.

Enfrentando a seca deste outubro de 2011, o município de Mundo Novo sofre com a redução das atividades agrícolas e agropecuárias. O então prefeito de Mundo Novo, Luzinar Medeiros em entrevista afirma ao site BAHIA TODA HORA que “no município foram investidos em melhoria do rebanho, criando bancos de sêmens, hoje estamos vendo este trabalho sendo reduzida devido à seca”.
O mesmo começou a defender que o Governo da Bahia e os municípios se unissem para ‘contratar’ nuvens de chuva artificial, alguns moradores do município consideraram a ideia ousada demais para combater a seca na região. Pois é exatamente esta a solução que agora está a caminho.
As secretarias da Agricultura e Meio Ambiente da  Bahia contrataram a empresa paulista ModClima para tentar produzir chuvas artificiais no Estado. Inicialmente, as áreas de Vitória da Conquista e Lençóis estão no raio de ação da empresa. Um avião transportará água e irá despejá-la sobre nuvens para torná-las mais pesadas e estimular a precipitação de chuvas. As chances de sucesso chegam a 40%.
O prefeito Luzinar incentiva uma ação de pulverização de nuvens em locais com potencial tanto para gerar chuvas como acumular águas em áreas próximas às barragens, aguadas e represas.
Luzinar conta que a ideia partiu do presidente do sindicato rural de Marcionílio Souza. Ao estudar o assunto, acabou constatando que seria esta a única solução. Alguns dos seus interlocutores achavam impossível. Mas o prefeito se convenceu de que é preciso encarar o custo-benefício da operação.
Com o estado de emergência renovado no mês de abril, a prefeitura tem provido o município com oito carros-pipas, além de distribuição de alimentos. A prefeitura realizou limpezas de aguadas em uma ação que envolveu recursos do governo e do próprio município. Luzinar avalia a situação não só de Mundo Novo, mas dos 232 municípios que decretaram estado de emergência.

O prefeito fala que o governo federal poderia beneficiar os municípios que decretaram estado de emergência, suspendendo o pagamento das parcelas que eles têm junto ao INSS. “O fato não é deixar de pagar, mas que suspenda até esta situação passar. Assim poderíamos ampliar os recursos usados no combate à seca com o dinheiro das parcelas que temos com o INSS”, conclui.

Mundo Novo aparece entre os municípios baianos que devido à seca pretende não realizar os festejos juninos, “se a situação melhorar poderá até se pensar nisto, mas por hora não, é bem difícil realizar uma festa com os gastos tão grandes em um município que enfrenta uma situação igual a que estamos enfrentando”, afirma Luzinar.



Referências:

http://www.bahiatodahora.com.br/destaques-esquerda/noticia_destaque3/prefeito-de-mundo-novo-defende-chuva-artificial-para-reduzir-efeitos-da-seca
http://minhaterraminhahistoriaemmundonovo.blogspot.com.br/2011/02/micro-regiao-de-mundo-novo-e.html





Potencialidade Agrícola do Município de Mundo Novo

Por Maíza Pires 
 
 O município tem como forte a agropecuária, principal atividade econômica. O Município goza um percentual extraordinário nos mais variados segmentos da agricultura, com destaques à mandioca e ao feijão que juntos contribuem, respectivamente, com 42,50% e 40,60% para o setor. Juntamente com a cultura do milho, a mandioca e o feijão.
As áreas planas e elevadas, como também aquelas de altitude menos acentuadas, apresentam condições propícias ao desenvolvimento da fruticultura tropical, com destaque para a produção de acerolas. Os  principais produtos atualmente cultivados no Município, com maior expressão econômica são: banana, goiaba, manga, mamão, maracujá, pinha, entre  outros
As Regiões de Jequitibá, Santo Antônio e Cobé aparecem como produtoras de Banana, com destaque para a localidade de Cobé, de onde, semanalmente, sai um caminhão de banana para a Região de Mairi e adjacências. 



Plantação de Banana


A manga é produzida em quase todas as áreas do município, independente da altitude do lugar, embora haja em maior abundância no fundo dos vales. Não há ocorrência de cultivos comerciais de manga no município e os poucos pomares existentes são dispersos e de variedades diversas. A região do Cobé se destaca como a de maior ocorrência da espécie. A produção local abastece os Municípios de Mairi, Ipirá e adjacência.

Pé de manga

O cajueiro aparece disperso por uma extensa área no Município de Mundo Novo, nas áreas de chapadas, vales e encostas, ou seja, desde o Jequitibá a 458 m, à região do Distrito de Alto Bonito a 720 m, e Ibiaporã a 745 m sobre o nível do mar.

Caju, comercializado em toda a região

 A pinheira é encontrada em quase todo o Município de Mundo Novo, existindo em plantios dispersos e em pomares com uso de tecnologia. No entanto, é nas localidades de Ibiaporã e Jequitibá, aonde essa fruteira vem sendo explorada com manejo adequado e material genético de qualidade.

Plantação de pinha

A goiabeira é encontrada no Município em cultivos espontâneos e pode se tornar, potencialmente, uma nova opção para a região, onde sua produção poderá ser comercializada de forma in natura para os grandes centros consumidores do País.

Goiabeira











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário