Temas Pesquisas




Possíveis temas para pesquisa em Mundo Novo e Região
Por Davi Araújo Alves
Um dos grandes desafios no que diz respeito ao que pesquisar para elaboração de TCC’s com temas regionais e locais, para além de fonte escassa ou inexistente, está também a ausência de relação de questões históricas nacionais com o interior brasileiro. Em Mundo Novo, porém, há, no mínimo, três grandes questões: Ditadura Militar, Escravidão e Processo de Formação do Interior da Bahia.
Bem, Vladimir Safatle, filósofo e professor brasileiro, em entrevista a Agência Brasil, nos faz enxergar que há ainda muito a se dizer sobre a exceção brasileira, uma vez que não podemos buscar questionamentos apenas nos documentos oficiais ou mesmo na contagem dos corpos que a Ditadura conseguir empilhar, mas também nas estruturas político/administrativas que se prolongam no seio do Estado Democrático de Direito brasileiro. É aí que entra as representatividades locais da Ditadura. Em Mundo Novo há a estrutura do extinto Polivalente, que por ocasião do período citado, primava por cursos desenvolvidos dentro da pedagogia da profissionalização em cursos técnicos, deixando de lado a formação intelectual em prol da moralização “cristã” respaldada pela lógica da economia de mercado. Não só o colégio citado acima, mas também as mentalidades presentes ainda no Município. Aparato policial torturador, violento, que é uma característica geral da “segurança pública nacional”.
No que diz respeito à Escravidão, além de comunidades remanescentes de Quilombos, cultura fortemente marcada pela influência negra, há no Cartório de Registro de Compra e Venda de Imóveis da Comarca de Mundo Novo, um livro que data de aproximadamente 139 anos. Livro de registro de compra de venda de escravos em Mundo Novo, Baixa Grande e possivelmente regiões circunvizinhas. Tais aspectos nos servem não apenas para falar da escravidão em si, mas também para entendermos o processo de formação do povo mundo-novense e do interior baiano.
Sendo assim, podemos observar que muito há ainda a ser explorado, objetivando a construção de uma saber histórico sobre Mundo Novo e Região mais condizente com a realidade da formação do Brasil não só no período Imperial, bem como um melhor entendimento do presente.

Referências: História da Bahia. Matta, Alfredo.
Entrevista com Vladimir Safatle cedida a Agência Brasil.
Livro de registro de compra e venda de Escravos: presente no Cartório de Registro de Compra e Venda de Imóveis da Comarca de Mundo Novo Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário