Feira Livre


  



(Por: Patrícia Ferreira e Tamires Souza)
Algumas tradições medievais  estão presentes no nosso cotidiano, um grande exemplo é a feira livre, herança herdada dos tempos medievais que está presente em todo o País. Em Mundo Novo as feiras livres acontecem aos sábados reunindo muitas pessoas  de várias cidades e povoados que vem comercializar seus produtos. Muitos feirantes têm como única fonte de renda  os produtos comercializados na feira livre,  sendo seu único meio de sobrevivência. Muitas famílias  vem comprar os produtos e outros tantos vêm, apenas rever amigos, colocar as conversas em dias, como se fazia nos tempos medievais. A feira livre de Mundo Novo reúne um grande número de barraqueiros de várias cidades circunvizinhas, fazendo desta forma movimentar o comércio da cidade.
Relatos de alguns moradores antigos, dizem que em nosso município a feira-livre ocorria da mesma forma em que conta a história medieval, no que diz respeito à forma de organização no seu âmbito geral.
Moradores relatam que antes a feira livre de Mundo Novo não possuía a mesma organização que podemos perceber nos dias atuais, vendedores de diversos produtos ocupavam o mesmo lugar, a estrutura para as mercadorias que iriam ser comercializadas eram decadentes, só depois de algum tempo foi construída uma espécie de alambrado para proteger as mercadorias mais frágeis como farinha e outros produtos.
Algumas mudanças foram feitas  ao longo do tempo a  feira-livre que antes ocorria na praça central foi mudada para o local onde hoje se encontra, a qual chamamos Praça do Mercado, porém as mesmas  estruturas permaneceram durante um certo tempo, algumas autoridades pediram para cobrir o local que ficava descoberto estragando muitas vezes as mercadorias. Com a cobertura do espaço onde se realizava a feira livre houve uma valorização dos produtos, e desta forma não havia mais a mistura das diversas mercadorias, e havendo a separação dos produtos cada um ficava em seu devido lugar, desta forma facilitava tanto para os feirantes quanto para os que iriam comprar. É perceptível a grande variedade de barracas no chão sem uma estrutura adequada, onde são comercializadas a venda de plantas medicinais, bananas entre outros produtos. Nos dias atuais a feira livre de Mundo Novo é um ponto onde a sua economia circula, servindo de fontes de renda para muitas famílias, ponto de encontro para muitos amigos.
Referencias Bibliográficas:
Disponível em <http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1026419 > acesso em 19/08/12 ás 15 h e 21 min.
Disponível em <http://www.salvador-bahia.travel/blog/?p=17 >acesso em 19/08/12 ás 14: h e 38 min.
Disponível em <http://www.irdeb.ba.gov.br/soteropolis/?m=201206> acesso em 19/08/12 ás 15: h 49 min.
Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37067 > Acesso em 19/08/2012 ás 14 h e 16 min.
Acesso  em 19/08/2012 ás 15 h 10 min.
Disponível em < http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/rotas_comerciais.html> Acesso 19/08/2012 ás 15 h e 24 min.
Entrevista feita ao senhor Miguel dos Santos e Ivanilde Jesus Almeida, moradores da cidade de Mundo Novo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário